COLONIA DE PESCADORES Z8 DE PROPRIÁ

COLONIA DE PESCADORES Z8 DE PROPRIÁ
ESTADO DE SERGIPE

domingo, 8 de junho de 2014

MINISTRO EDUARDO LOPES PARTICIPA DO PRINCIPAL FÓRUM DA FAO DEDICADO A PESCA E AQUICULTURA MUNDIAL.

Na próxima segunda-feira (9), o ministro Eduardo Lopes, da Pesca e Aquicultura, participará da abertura da 31ª Sessão do Comitê de Pesca (COFI) da Organização das Nações para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, Itália. O comitê, que se reúne a cada dois anos, é considerado o principal fórum mundial dedicado às questões do setor pesqueiro. O encontro prosseguirá até o dia 11 de maio.
No momento, a 31ª Sessão adquire especial importância pelo papel relevante do pescado na alimentação mundial. O pescado é a proteína animal mais saudável e consumida do planeta, sendo recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Um desafio é a necessidade de suprir o mercado, cada vez mais de forma sustentável e com a participação da aquicultura, o cultivo de pescado.
A produção global de peixes, moluscos e crustáceos, em ambientes marinhos e de água doce, é da ordem de 160 milhões de toneladas por ano. Hoje, aproximadamente 50% do que é consumido já provêm da aquicultura.
Outros grandes temas serão tratados nessa reunião, como “pesca em pequena escala”; “processos e instrumentos regionais e globais; “pesca continental”; “comércio pesqueiro”; e questões administrativas relacionadas ao funcionamento do comitê.
 
Segurança alimentar e nutricional
Desde o início de 2012 o brasileiro José Graziano está à frente da direção geral da FAO. Para ele, o foco da entidade deve ser a segurança alimentar e nutricional, de forma a garantir apoio a países de baixa renda e com déficit alimentar.
Durante sua estada em Roma, o ministro Eduardo Lopes manterá encontros com José Graziano, bem como com o Diretor-Geral Assistente (Pesca e Aquicultura) Árni M. Mathiesen, e chefes de delegação de outros países presentes à reunião.
No início de maio deste ano, o ministro Eduardo Lopes  se encontrou com o Diretor-Geral José Graziano, durante a  33ª Conferência Regional da FAO para a América Latina e o Caribe, realizada no Chile. Na oportunidade, o ministro lembrou os avanços do Brasil no setor aquícola, que é apontado pela FAO como alternativa para garantir ao mundo o suprimento necessário de proteína até a metade do século 21.
No cenário internacional, o Brasil é um dos países em melhores condições de expandir os cultivos de pescado. Possui grandes reservatórios públicos, um extenso litoral, espécies promissoras, clima favorável, milhares propriedades rurais e disponibilidade de ração para os criatórios.
Ainda no Chile, Graziano convidou o ministro Eduardo Lopes a apresentar na 31ª Sessão do Comitê de Pesca a experiência brasileira no setor – importante para a segurança alimentar e nutricional. Por isso, esta apresentação é aguardada com expectativa por representantes de diversos países.
 
O Comitê
Criado em 1965, o Comitê de Pesca (COFI) é um órgão subsidiário do Conselho da FAO. É atualmente o único fórum inter-governamental global, onde as principais pescarias internacionais e os problemas de aquicultura e questões são examinados. Através dele, recomendações são dirigidas a governos, organismos regionais de pesca,  ONGs e entidades trabalhistas.  O COFI também tem sido um fórum para acordos e recomendações  globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário