COLONIA DE PESCADORES Z8 DE PROPRIÁ

COLONIA DE PESCADORES Z8 DE PROPRIÁ
ESTADO DE SERGIPE

terça-feira, 2 de junho de 2015

Senado aprova e MP 665 segue para sanção presidencial

Proposta do Governo Federal altera as regras de benefícios trabalhísticos, como seguro-desemprego, abono salarial e seguro-defeso.

Sessão de votação da MP 665 durou quase cinco horas e precisou ser interrompida várias vezes por conta de protestos
Não houve mudanças no texto da Medida Provisória de número 665, que altera as regras do seguro-desemprego, abono salarial e seguro-defeso. O Senado Federal votou e aprovou a proposta na noite de terça-feira (26), foram 39 favoráveis e 32 contrários, a MP segue agora para sanção da presidente Dilma Rousseff (PT).

Conforme o texto, no caso do abono salarial, o trabalhador que tiver trabalhado no ano anterior pelo menos 30 dias com carteira assinada e tiver recebido até dois salários-mínimos, tem direito ao abono de um salário-mínimo. O trabalhador terá que ter trabalhado pelo menos 90 dias no ano anterior e receberá o benefício proporcionalmente ao tempo trabalhado. Assim, ele receberá um doze avos do salário-mínimo por cada mês trabalhado, conforme as regras que valem para o pagamento de 13º salário.

No seguro-desemprego, o trabalhador terá que comprovar ter trabalhado por pelo menos 12 meses consecutivos para ter acesso ao benefício pela primeira vez. Nos casos em que o trabalhador tiver acessando o seguro pela segunda vez, o prazo de carência será de nove meses. E nos casos em que o acesso se der pela terceira vez, o trabalhador terá que comprovar ter trabalhado por pelo menos seis meses para receber o seguro.

Para acesso ao seguro defeso, o pescador profissional terá que comprovar ter trabalhado por um ano para ter acesso ao benefício. Ele terá direito ao seguro mesmo que já esteja recebendo outros benefícios provenientes de programas sociais do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário