Pescadores relataram os graves problemas que acontece no Rio São Francisco e a Z-8 apresentará diagnóstico apresentados na reunião.
A Diretoria da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-8 de Propriá, realizou uma reunião com os associados na manhã da última sexta-feira, dia 27 de maio, no município de Propriá, a reunião foi realizada na sede da Colônia Z-8. Os pescadores fizeram várias denúncias sobre a degradação e a falta de compromissos dos governantes com o Rio São Francisco, principalmente, à mortandade de peixes e perda de terras e outras demandas.
A Colônia de Pescadores Z-8, vai elaborar um relatório de diagnóstico para entregar aos órgãos governamentais responsáveis pela preservação do Velho Chico.
“A intenção da Colônia Z-8 é de lutar para preservar e manter a cultura da pesca familiar que era exercida abundantemente por essas comunidades da região, é esse o foco da Z-8, olhar as questões ambientais, mas substancialmente prestar atenção, observar e garantir o cumprimento dos direitos dessas comunidades que sobrevivem da pesca e que estão sendo fortemente atingidas pelas atuações humanas e pela das hidrelétrica da região do São Francisco”, destacou a Presidente da Z-8 Dilma Silva.
Devida às várias denuncias legais e reclamações dos associados contra a degradação do Velho Chico, e em meio a isso a Z-8 vai levar ao conhecimento da justiça a situação em que se encontra a situação do Rio. A população está ansiosa pelas ações das comissões da OAB/SE, eles são a ultima esperança da comunidade de Propriá para defender os direitos da população e dos pescadores.
Outras reuniões serão realizadas e movimentos com a finalidade de solicitar com urgência a revitalização do Rio são Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário